domingo, 15 de novembro de 2009

Palestra: A Familia e o Crescimento Material e Espiritual

A FAMILIA E CRESCIMENTO MATERIAL E ESPIRITUAL: Colossenses 3: 18-21

Colossenses:3.18 "Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. 3.19   Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
3.20   Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
3.21   Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados." (ARA)

Introdução

A família é uma instituição divina e constitui a base da sociedade. Uma família bem estruturada não esta isenta de problemas psicológicos, sociais, financeiros porém, sabem perfeitamente contorná-los quando estes surgem no seio da famíla. Encontramos nestes versículos aos Colossenses um verdadeiro manual de conduta familiar!
Para uma convivência harmoniosa, o apóstolo Paulo ensina os colossenses como deve ser o relacionamento familiar. Desta forma cada membro da família deve respeitar um ao outro, evitando com isso o conflito entre seus membros.
Embora pertencente ao um mesmo ramo da arvore genealógica, a familia convive com temperamentos dos mais diversos, e respeitando a individualidade de cada um fica fácil administrar os conflitos que surgem.

I- FAMILIA COMO INSTITUIÇÃO DIVINA Gn 1:28

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos , multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai...” Gn1:28 (ARA)
Deus realizou sua obra em seis dias e exatamente o sexto dia foi escolhido por Deus para criação do homem e da mulher.
Imediatamente após a criação Ele dá uma ordem imperativa que se divide em três ordenanças:

a) Sede fecundos: a palavra aqui no original quer dizer brotar, nascer Isaías 55:10 “Porque assim como desce a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam sem que primeiro reguem a terra , e a fecundem e a faça brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come” (ARA)

b) Multipicai-vos: neste texto encontramos a benção da hereditariedade.Salmos 127:3 e 128:5-6
127.3   Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. 128.5   O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, 128.6   vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!

c) Enchei a Terra: quando Deus ordenou a Abrãao que saísse da sua parentela para um lugar que lhe mostraria, ficou estabelecido ali que a população dos filhos da promessa cresceria de forma tremenda, e de fato, Deus cumpriu integralmente essa promessa, que apesar da sua idade avançada, Deus honrou muito esse patriarca. Gn 17: 5-6

Gênesis:17.4   Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 17.5   Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.

II- Família Como Base Da Sociedade

O Artigo 226 da nossa Constituição Federal diz que a Familia é a base da sociedade e tem proteção do estado. Antes da proteção governamental a família precisa ser protegida e amparada por Deus, pois só assim teremos uma família harmoniosa e bem realizada.Gênesis 12:2 Salmos 128: 3-4;

Gênesis:12.2   de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
Salmos 128.3   Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. 128.4   Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!

III – A Família e o Crescimento Material – Provérbios 17:6

Provérbios
17.6   Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. (ARA)

O crescimento material é a consequência de uma boa estrutura familiar, é para se alcançar essa meta, é necessário obedecer algumas regras básicas:

A primeira regra: é a família saber diferenciar o lar de uma casa. Um hotel não é um lar, pode ser a casa do hóspede enquanto ele ali estiver hospedado. Quando um grupo de estudando resolve dividir o aluguel, ali é casa destes estudantes o não o seu lar. Assim sendo o lar é local onde residem marido, mulher e filhos.

Segunda regra: Planejamento Familiar Financeiro. A má administração financeira doméstica tem sido um dos principais motivos de conflitos familiares no lar. Uma receita sem orçamentos, coloca toda uma família em uma situação de aperto, e sem uma estrutura espiritual o casamento acaba fadado ao fracasso. Por isso é importante que toda a família saiba o quanto é a renda familiar, para que juntos marido e mulher possam planejar os gastos dentro dos limites desta renda.

Terceira Regra:Nós como pais e mães de família temos a obrigação de primar pelo desenvolvimento material de nossos filhos. Exemplo: prover a melhor educação, porém, estudar na melhor escola, não garante aos pais que o filho terá uma vida ilibada, na verdade, a educação vem de berço, quando o sábio Salomão diz em Provérbios 22:6

Provérbios 22.6 "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."

O que Salomão quer nos ensinar é que o verdadeiro caráter da criança é moldada dentro dos padrões bíblicos, como é isso?
Aprender a dizer não ao filho, no momento certo. Agindo assim você o estará ensinado a:

a1) ser um compartilhador, isto é; dividir as coisas com outras crianças, evitando com isso que o egoísmo, e o egocentrismo seja seu companheiro desde a mais tenra idade.

a2) a criança aprende a valorizar aquilo que chega em suas mãos. Existe um ditado popular que diz: “tudo que se ganha fácil, com facilidade também se perde” (grifo nosso).

Muitos pais, acham que estão fazendo um bem ao filho, fazendo todos seus gostos, na verdade, esses gestos bondosos acaba atrapalhando a formação social da criança, que entende que todos à sua volta é obrigado a atender todos os seus pedidos.

Não estou querendo dizer com isso que devemos ser pais, que negam qualquer pedido do filho, o que precisamos é colocar limites em suas vontades, pra que eles percebem, desde criança que o mundo não gira em torno deles, e sim que existe direitos e obrigações que devem ser compartilhadas em sociedade, se quisermos ver nossos filhos tendo uma boa convivência com as pessoas de seu convívio, e mostrar que nem todas as suas vontades serão atendidas, elas precisam ser conquistadas.

Quarta Regra:Deveres Conjugais: para um bom crescimento material as obrigações conjugais não podem ser esquecidas pelo casal. A Bíblia em I Cor 7:3-5 diz:
"ICor 7.3 O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. 7.4   A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. 7.5 Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.”

Paulo orienta o casal a manter com regularidade a relação sexual, ele traz um alerta que a incontinência desestrutura toda uma relação, o que impede o crescimento
material.

IV – A FAMÍLIA E O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

O culto doméstico é a principal alavanca para o crescimento espiritual da família. Além de criar um ambiente harmônico, o culto desperta principalmente nos filhos o interesse pela palavra de Deus, fazendo com isso uma família consagrada a Deus!

A freqüência aos cultos é outro fator importante para o crescimento espiritual da família. Jamais podemos deixar que outras diversões nos impeça de cultuarmos à Deus. Primeiro a devoção, depois a diversão! Se seguirmos esse lema, certamente teremos uma família abençoada e cheia da unção.

Entre os membros da família pode ocorrer alguns desentendimentos, e para que haja um bom crescimento espiritual e necessário esses membros tenha um coração aberto ao perdão. Uma vez perdoado o inimigo bate em retirada e a relação familiar volta a ser restabelecida, e o inimigo é derrotado.

Efésios 4.32  
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (ARA)

CONCLUSÃO: A família foi constituída e estabelecida por Deus. Foi criada com o objetivo principal de adorar a Deus na beleza da Sua santidade.
Para que a família possa atingir o ápice do seu crescimento material e espiritual, basta tão somente seguir os padrões estabelecidos por Deus, que se encontra explicitada em toda a Bíblia Sagrada. Agindo assim salvamos tanto a nós mesmo como os membros de nossa família!!! Deus abençõe a todas as famílias

Um comentário:

  1. Ola Pastor Quirino,

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário e visita. Volte sempre!