terça-feira, 14 de julho de 2009

Humildade, um atributo inerente a todo ser humano

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo" (Fp 2.3).

Conta-se uma história que uma grande empresa havia contratado um diretor "linha dura" para administrá-la. No primeiro dia de serviço, esse diretor chegou à sala do cafezinho e encontrou um rapaz ali, parado, e arrogantemente perguntou-lhe: "Qual é o seu salário mensal, moço?" Ele respondeu, meio surpreso: "Em torno de quinhentos reais, senhor". O diretor enfiou a mão no bolso do paletó, retirou sua carteira recheada de dinheiro, contou quinhentos reais, entregou ao jovem e lhe disse: "Toma, suma daqui e não me apareça mais!" Aquele mancebo, meio assustado, pegou o dinheiro e saiu apressado da sala do café. Neste mesmo instante, entrou um funcionário e o diretor perguntou: "Quem era aquele sujeitinho que estava parado aqui, agora mesmo?" O funcionário respondeu: "Era o entregador de lanches. Temos um convênio com uma lanchonete aqui perto, e todas as manhãs, um pouco antes da hora do café, esse jovem traz o lanche de alguns funcionários".

Na epístola escrita pelo apóstolo Paulo à igreja de Filipos, o capítulo dois - em especial -, me chama muito a atenção por uma simples palavra: HUMILDADE. Nós, que convivemos em uma sociedade consumista, onde se tem a disposição dos consumidores em geral, todo tipo de produtos, bens e serviços leva o ser humano a ser um tanto quanto individualista em sua maneira de viver.

Isto é até certo ponto aceitável sob o ponto-de-vista social, porém, no que tange ao espiritual, a coisa tende a mudar de figura. Muito embora, nesta epístola, Paulo trazer mais elogios do que advertências, no versículo em epígrafe o apóstolo traz uma admoestação para que cada um considere o outro superior a si mesmo. Isto, nas entrelinhas, Paulo estava querendo dizer: "Senhores filipenses, estejam sempre em condições de servir".

O homem foi criado para viver em sociedade, e isto ficou clarividente no início da criação, quando Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só..." (Gn 2.18). E, em outra passagem, Deus disse: "Crescei, multiplicai e enchei toda a terra" (1.28). Isto aponta para a condição de o ser humano viver em sociedade. E, para viver e conviver em sociedade, existe algumas regras que precisam ser obedecidas, isto é, os direitos e obrigações de cada um.

Quando analisamos o que Paulo quis dizer no capítulo dois, versículo três, de sua carta aos filipenses, chegamos à seguinte conclusão: ninguém consegue viver independente, o ser humano sempre precisa servir a alguém para que ele possa ser servido. Isto é uma engrenagem que necessita estar completamente ajustada para que não haja discrepâncias em relação ao mundo em que vivemos. Considerar o outro superior a si mesmo é uma regra para um bom convívio em sociedade.

A história contada no início nos adverte muito sobre a humildade. Aquele diretor linha dura não procurou se inteirar primeiro do que cada um fazia, mas se preocupou em mostrar sua prepotência. Bem feito! Perdeu quinhentos reais!

Em nosso ciclo da vida, por maior que seja a posição que temos, seja na vida secular, seja na vida espiritual, vamos sempre depender daquele que desempenha o mais simples e humilde cargo. Existe um ditado popular que esclarece muito bem o que estou escrevendo aqui: "Quem não vive para servir, não serve para viver". Pensemos nisto e coloquemo-nos sempre na posição de servo, pois a humildade deve ser um atributo inerente a todo ser humano.

2 comentários:

  1. Oi Pr. já lhe encontrei, ok?
    Está add!!!!
    Será um prazer manter-mos contato!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Muito interessante a reflexão, nos leva realmente a pensar sobre a humildade que nós praticamos.
    Parabéns, Luiz!
    O blog está muito bom... :D

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário e visita. Volte sempre!