domingo, 20 de fevereiro de 2011

ABRAÃO E ISAQUE EXEMPLOS DE OBEDIÊNCIA A SER SEGUIDO

Texto Bíblico: Gênesis 22:1-8

22.1 E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

22.2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

22.3 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

22.4 Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe.

22.5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.

22.6 E tomou Abraão a lenha do holocausto e pô-la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão. E foram ambos juntos.

22.7 Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

22.8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.


A Bíblia Sagrada relata um episódio bastante interessante no diz respeito a obediência. Neste texto temos dois personagens: Abraão e Isaque. O versículo um inicia dizendo:"depois destas coisas..." Realmente depois que o Senhor Deus aparece a Abraão e lhe faz uma promessa maravilhosa, de que na sua velhice abraçaria um filho, contradizendo totalmente a medicina, onde sua esposa Sara já havia cessado o costume das mulheres. Observamos na Palavra de Deus que Sara riu, não acreditando nessa promessa! Observamos ainda que Sara realmente não entendeu o trabalhar de Deus, tanto não entendeu que ela entrega sua serva egípicia por nome Agar para que esta gerasse um filho em seu lugar!

A promessa de Deus não era para ser delegada a ninguem! a promessa de Deus era que esse filho fosse gerado de uma mulher que ja tinha ultrapassado em muito a sua menopausa, ou seja, cientificamente falando, Sara não tinha nenhuma chance de gerar um filho do seu proprio ventre! Mas o Nosso Deus é tremendo! Ele vela pela Sua Palavra para cumprir!

Nasce Isaque... o menino cresce, e agora Deus aparece a Abraão e lhe pede o seu filho em sacrifício.Abraão nem questionou a Deus, levanta de madrugada, chama dois dos moços e parte para Moriá. É importante observar que se Abraão conta esse fato a Sara, certamente Sara diria que seu marido estava ficando louco, por ser velho estava escutando coisas e por ai afora...

Porém Abraão ouviu a voz do Senhor e vai ao lugar que o Senhor lhe determinara! Quantos tem perdido a promessa de Deus, por não dar ouvidos ao chamado de Deus! quantos tem desistido de suas jornadas espirituais por duvidar das promessas de Deus, chegando a dizer: Essa promessa não é pra mim, Não tem como Deus cumprir o que me prometeu!!! Acredite! Deus move céus e terra pra lhe dar vitoria, não importa o momento que voce esteja vivendo, viva e creia nas promessas de Deus!

Abraão, Isaque e seus dois moços segue o caminho de Moriá... no trajeto Isaque pergunta aos seu pai, onde esta o cordeiro para o sacrificio... estava com eles, o cutelo e o fogo, e a ovelha para o sacrificio estava faltando! ai Abraão lhe responde: "Deus provera para si o Cordeiro" Ai Isaque entendeu que era ele o proprio sacrifício. Não desesperou-se e nem fugiu da sua responsabilidade! tão somente obedeceu!

Quando chegaram ao pé do monte, Abraão diz aos moços:"ficai aqui que eu e Isaque vamos ao sacrifício e voltaremos" Isso é crer no Deus do impossível! Isso é obedecer a voz de Deus!

Isaque estava no auge da sua mocidade, com toda a sua força e vigor! se ele quisesse, poderia perfeitamente sair correndo e certamente Abraão jamais lhe alcançaria! porém deitou-se como seu pai havia determinado, e deixou que Abraão lhe amarasse, e quase chegasse ao sacrifício! Porem no momento exato Deus bradou do céu, e disse que Abraão realmente lhe amava, e não negou o seu filho amado!

Vemos aqui a obediência de Abraão ä Deus e a obediência de Isaque ao Pai!
Nós como Cristão, temos que seguir o exemplo destes servos de Deus para obtermos a vitoria que tanto almejamos!!! Sejamos obedientes,e Deus cumprirá aquilo que nos prometeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário e visita. Volte sempre!